A IDÉIA
O Campeonato Feminino de Taekwondo foi sugerido por mim em 2012, quando assumi o cargo de Diretora de Eventos da FETESP. A idéia era a de realizar um campeonato só para competidoras do sexo feminino e atrelar este campeonato à saúde da mulher, por exemplo, a prevenção do câncer de mama. Por vários fatores e principalmente tempo, este campeonato não pode ser realizado em 2012 e em 2013 foi pauta para ser realizado em 2014, juntamente com o Super Paulistão.
Em 2014 ficou decidido que o Campeonato Feminino e Super Paulistão seriam eventos autônomos, não contando para pontuação do Super Paulistão; tendo caráter de um amistoso, para divulgar a prática de Taekwondo, como mais uma modalidade de opção para a promoção da saúde da mulher. Foi mantido o subtítulo de Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama (apesar de ainda não estar concretizado a parceria nesse sentido), por questão técnica de prazo para agendamento de eventos.
A PREPARAÇÃO
Nesse ínterim, procurei as entidades para fazer as parcerias: entidades institucionais (prevenção de câncer de mama, prevenção aos problemas cardíacos na mulher, saúde da adolescente e prevenção de HPV, combate ao câncer infantil, etc.); entidades patrocinadoras com interesse na mulher (Boticário, Natura, Avon, Jequiti, Johnson, etc). Enviei um projeto explicando o que é TAEKWONDO, o que são as competições, a preocupação da FETESP com a saúde e bem estar das pessoas, o papel do TAEKWONDO na promoção de integração social, assim por diante.
Infelizmente quase todas essas entidades recusaram. Tanto as institucionais como as patrocinadoras. Em princípio, todas temem associar suas marcas com lutas violentas (apesar do projeto ressaltar bem o papel do TAEKWONDO na promoção de saúde, paz e integração social).
A entidade ITACI (Instituto de Tratamento de Câncer Infantil), entidade ligada ao Hospital das Clinicas, a instituição que deu seu apoio a este empreendimento junto a Clube Juventus e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Apesar da surpresa, percebo que ainda temos muito a fazer para mobilizar a opinião pública de que TAEKWONDO não é só luta e violência, mas um método de trabalho corporal que promove a saúde em qualquer faixa etária, de criança à terceira idade, homens e mulheres, respeitando a limitação de cada indivíduo, fornecendo qualidade de vida, alegria e bem estar. Para os que vivem o dia a dia do TAEKWONDO essa prática é obvia! Mas para a grande massa da população as lutas marciais ainda são tabus. Pela recusa das entidades contatadas e principalmente das empresas voltadas ao público feminino, podemos sentir essa preocupação e o receio da população. É uma realidade que devemos encarar e trabalharmos para dirimi-la. Apesar do aumento das mulheres nas aulas, e ter melhorado a conscientização do benefício, o Taekwondo entre as mulheres ainda é um mercado a ser explorado e tem muito a crescer.

O EVENTO
Com este Campeonato Feminino, inédito no Brasil, pretendemos promover a pratica do Taekwondo, como um aliado na prevenção da saúde, focado no bem estar e socialização das participantes. As mulheres são os esteios da família, é a partir da mulher que o mundo pode mudar. Acreditamos que elas podem transformar as competições nas verdades olímpicas de cortesia e desportividade.
Para este evento a FETESP, Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, isentou as taxas de inscrição, abrindo acesso ao maior numero de participantes.
Todas as participantes receberam brindes: mochila do evento, cachecol da torcida brasileira de futebol, squeeze, toalha fitness, camiseta de torcida brasileira e bolsinhas de pelúcia para as crianças.
Este evento realizou-se no dia 31 de maio, no Ginásio do Clube Atlético Juventus, na Rua Comendador Roberto Ugolini, 20, no bairro da Moóca.
Houve 296 inscritas pelas academias e 60 crianças do Projeto Social São Paulo Não Foge a Luta, totalizando 356 inscrições, nas modalidades de kiorugui e poom-se de todo o Estado de São Paulo: capital, interior e litoral. A faixa etária variou de mirim à sênior e pessoa com necessidade especial. Do Projeto Social, das 18 inscritas para kiorugui, 13 lutaram, o que demonstra a vontade e determinação dessas crianças, que tem apenas 2 a 5 meses de treino.
As academias entenderam nossa proposta de trabalho e rapidamente responderam ao chamado, foram 36 academias que inscreveram suas alunas. Academias de todo o Estado de São Paulo, capital, interior e litoral, como foi dito acima. Agradecemos o empenho dos mestres que apoiaram esse evento, que, acredito, ter proporcionado uma boa experiência para suas alunas.
Cabe aqui um registro dos esforços dos Mestres Donizetti, Lucas Rabelo, Franciscatti, Jonas Alves, Luciano Carli, na coordenação de árbitros, chaves de kioruguis, poom-se e andamento geral. Sem a competência e sintonia demonstradas por eles, a “orquestra” teria desafinado.
Também ressalto o magnífico “trabalho de bastidor”, que incansavelmente o staff demonstrou: da colocação de tatames, ao hasteamento de bandeiras e banners, do apoio aos coletes eletrônicos à premiação das competidoras, enfim todas as tarefas “invisíveis” que são necessários para a perfeita execução do evento.
Para finalizar este relatório, este evento contou com uma surpresa: a apresentação do mestre U Jin Tae, ex-capitão do Korean Tiger, que além de uma excelente performance individual, apresentou uma coreografia com os alunos da Academia Liberdade e Santana. Com muita desenvoltura ele ainda comandou um “treino/aquecimento” com as mais de 200 competidoras, ao som de música e brincadeiras, tornando o ambiente alegre e acolhedor, marcando bem o objetivo desse Campeonato Feminino.
O ENCERRAMENTO
Houve boas manifestações por parte dos mestres das academias e das participantes que reivindicam um próximo campeonato no ano que vem. Comprometemo-nos a realizá-lo com algumas alterações, corrigindo alguns erros cometidos e aperfeiçoando o que foi acertado.
Relato esses fatos colocando-me a disposição para sugestões, críticas, comentários e principalmente colaborações.
Profa. Luiza Yabiku
Diretora de Eventos da FETESP
Coordenadora do Campeonato Feminino de Taekwondo
CLIQUE AQUI e veja as fotos do evento