NOTÍCIAS > 15/02/2016 - Relatório do Curso Estadual de Técnico realizado no dia 14.02.2016
No dia 14 de Fevereiro ás 9h foi dado o inicio na abertura do segundo e último curso para técnicos com a palavra do Grão Mestre Yeo Jun KIM, presidente da FETESP que agradeceu os 30 inscritos que em suas palavras, agradeceu a nova diretoria pelo empenho e dedicação.
Em seguida as 9h15h iniciamos as programações do Curso.
Palestrante: Daniel Frezza
Palestra: *Aspectos gerais sobre a conduta do técnico durante a competição; *Aspecto do treinamento técnico, tático, estratégico e estrutural entre técnicos e atletas; e *A influência da alimentação nos resultados dos atletas.
Durante a palestra o prof. Daniel explanou sobre a conduta do técnico antes durante e pós competição, as preocupações, as posturas e as atitudes do técnico do período preparatório, competitivo e pós competitivo.Nessa palestra foi tratado todo aspecto técnico, tático, estratégico, estrutural, afetivo entre técnicos e atletas, pontuando as atitudes dos técnicos junto ao atleta, e até onde isso pode ser influenciado positivo ou negativo diante a competição.Foi colocado e discutido quem deve se preocupar com a alimentação do atleta, o que ele deve comer em seu período pré, durante e pós competitivo, qual peso máximo que ele deve manter em seu período de treinamento, como chegar em seu peso ideal no dia da competição.
Palestrante: Raul M. Cavalcanti
Palestra: Considerações sobre saúde no Taekwondo e nas competições
Durante a palestra o Dr. Raul abordou a questão da importância da avaliação médica para liberação do indivíduo para a prática do taekwondo, bem como manter informações de seus alunos de forma pormenorizada, como nos moldes de um "prontuário médico". Lesões pregressas, alergias, doenças e medicações de uso diário do aluno, e também lesões adquiridas ao longo da prática, bem como arquivar as liberações médicas anuais dos alunos. Deu ênfase na necessidade anual de liberação médica para prática de exercícios. Em campeonatos isso é de suma importância, visto que a organização do evento é co-responsável pelos agravos à saúde do praticante no eventos. Idosos, obesos e outros indivíduos de risco comprovado devem ser avaliados semestralmente. Também propôs um protocolo de afastamento pós nocaute (concussão) nos circuitos competitivos com o objetivo de proteger a saúde do atleta e isentar a organização de problemas judiciais. Seguiu a palestra com estatísticas de tipos de lesões no TAEKWONDO competitivo e finalizou com exemplos de lesões comuns e como proceder na ocorrência das mesmas.
Palestrante: Ms. Paulo Akira
Palestra:Teoria e Metodologia da Formação e da Preparação Esportiva
Falamos sobre a teoria e metodologia da formação e da preparação esportiva, abordamos também os seguintes tópicos:
- Amadorismo e profissionalismo
- Esporte e ciência
- Investimento em jovens talentos
Também foi abordado, a formação e preparação esportiva de jovens atletas, volume de treino e intensidade para crianças e jovens atletas, períodos/fases sensíveis do desenvolvimento das capacidades motoras.
Palestrante: Sr. Ronivaldo Pereira
Palestra: Arbitragem para técnicos
Foi abordado as regras de competição utilizadas na FETESP e quais os procedimentos que os técnicos devem ter em relação aos árbitros no momento da luta e também a postura que devem ter nas competições orientando que todos os técnicos participem dos cursos de arbitragem e tenham árbitros atuantes em suas academias e equipes para que estejam sempre atualizados com relação as regras.
Palestrante: Ms. Lucas Rebello
Palestra: Procedimentos de competições da FETESP
Foi abordado sobre a organização dos eventos da FETESP, forma correta de inscrição, chamada dos atletas, e discutido novos formatos para que os eventos continuem sendo um sucesso. Foi pedido aos técnicos que providenciem um atestado médico em que o atleta esteja apto para participar das lutas.
Finalizando curso ás 17h30 com a palavra do Grão Mestre Yeo Jun Kim e a entrega dos Certificados e Camisetas pelos Diretor-Administrativo, Mestre Luiz Franciscatti e Diretor Técnico Mestre Paulo Akira.
LUCAS REBELLO
Relator e Diretor de Competição.