RELATORIO E RESULTADO DO 2º SEMINARIO DE ARBITRAGEM - KYORUGUI

O Departamento de Arbitragem da FETESP, realizou nos dias 16 e 17/03 o 2° Seminário Estadual de Arbitragem - Kyorugui, onde tivemos a presença de 32 participantes com o intuito de formar o quadro de Arbitragem oficial do ano 2019.
Dia 16 de março (sábado):
O primeiro dia de seminário se iniciou às 8h15, com a chegado dos participantes e um café especial oferecido pela LIGA VALE.
Às 8h45 os participantes foram recebidos pelo Presidente da FETESP, GM Yeo Jun Kim, e pelo Diretor Técnico, Ms Paulo Akira, com as palavras de boas vindas e sobre os projetos para o quadro de arbitragem da FETESP em 2019.
Após as palavras de boas vindas, foi dado inicio ao conteúdo técnico do seminário. Durante todo o período da manhã foram abordados temas como pontuação, chaveamento e gestão de competição, onde os participantes tiveram a oportunidade de fazer na pratica a gestão de um campeonato, e assistir diversos vídeos sobre situações de marcação de pontos.
No período da tarde, às 13h30, o seminário continuou com mais conteúdo prático. Procedimentos de Pesagem, Preenchimento de Súmulas e Sinalizações do Árbitros foram o foco nesse período. Neste segundo seminário, o conteúdo de Regras de Competição foram combinadas com as orientações mais recentes trazidas pela WT e com vídeos que demonstram as mais diversas situações que podem ocorrer em um combate.
Finalizando o primeiro dia de seminário, às 17h15 foi aplicada a avaliação teórica do conteúdo abordado e às 18h30 encerrou o primeiro dia de curso.
Dia 17 de março:
O segundo dia de seminário teve início às 8h30. Voltado inteiramente a avaliação prática, foi dividido em 2 partes onde: Pela manhã foi realizada a avaliação dos gestos do Árbitros; e no período da tarde a avaliação das Juízes e demais posições que um árbitro pode atuar em uma competição.
Foi um dia bem aproveitado pelos participantes, que vivenciaram na prática o dia a dia de uma competição.
Encerrada as avaliações práticas, as 16h foi feita a entrega dos certificados com as palavras de agradecimentos dos Coordenadores de Arbitragem de Kyorugui.
A FETESP por meio do Dpto de Arbitragem agradece a todos os participantes pelo prestígio, e a LIGA VALE pela estrutura oferecida.
Abaixo segue a relação dos participantes aprovados. Aqueles que estiverem com a situação "Observação", entrar em contato o Dpto de Arbitragem para atividade complementar.
Critérios de Avaliação:
Avaliação Teórica* - Peso 4
Avaliação Prática 1 (Sinalizações) - Peso 2
Avaliação Prática 2 (Seletiva) - Peso 4
RESULTADO DA AVALIAÇÕES (Avaliação Teórica e Pratica)
|
Participante |
Situação |
1 |
Sergio Garcia Gil |
Aprovado |
2 |
Ronivaldo Pereira |
Aprovado |
3 |
Sandro Pires Hirata |
Aprovado |
4 |
Laércio Lucas de Oliveira |
Aprovado |
5 |
Fernanda de Oliveira Virtuoso |
Aprovado |
6 |
Suzana Sanchez |
Aprovado |
7 |
Alessandra Cristina Marques |
Aprovado |
8 |
Lucas de Macedo Silva Cruz |
Aprovado |
9 |
Rafael Alves da Silva Junior |
Aprovado |
10 |
Joselaine Pereira A. de Morais |
Aprovado |
11 |
Thiago Fradique |
Aprovado |
12 |
Jin Yeop Kim |
Aprovado |
13 |
Sara Jin Hee Kim |
Aprovado |
14 |
Maria de Fátima do Nascimento |
Aprovado |
15 |
Janiara dos Santos Gomes |
Aprovado |
16 |
Julie Fernanda do N. Fradique |
Aprovado |
17 |
Jackson Cappi da Luz |
Aprovado |
18 |
Amanda Caroline |
Aprovado |
19 |
Natally Gonçalves da Silva |
Observação |
20 |
Ueslei A. Andrade |
Observação |
21 |
Matiane Matias de Carvalho |
Observação |
22 |
Lais Oliveira |
Observação |
26 |
Bruno Ricardo |
Observação |
27 |
Antonio Marcos de Miranda |
Observação |
28 |
Bruna Cristina Santos Abreu |
Observação |
29 |
Pablo Henrique Pereira |
Observação |
30 |
Magna Garci |
Observação |
31 |
Henrique Donizete do Prado |
Observação |
* Aqueles que não puderam comparecer no dia 16 e entregaram a avaliação no dia 17, obtiveram como pontuação 70% da nota máxima.
* Com o intuito de capacitar o Quadro de Arbitragem 2019 da Federação, a FETESP dará bolsas de R$ 60,00 para os árbitros mencionados acima para participar do SNA a ser realizado nos dias 13~14 de abril (*inscrever até o dia 06/04/2019).
Link para Inscrever:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBtbSQu4L1dWJ4mvTxeMoXe-dcZjDB16j9rKAMSIhspPkktA/viewform
* Após atuação na SNA, será definida a classificação do quadro de arbitragem 2019.
* Os árbitros que se destacarem no SNA (8 melhores) serão indicados para atuar no Super Brasileirão a ser realizado nos dias 14~18 de agosto no RJ.
Sem mais.,
Prof. TIACO PROCOPIO
Departamento de Arbitragem da FETESP
PROXIMOS EVENTOS
Poderá sofrer possíveis alterações.
DATA |
EVENTO |
LOCAL |
06~07 abr |
SNA – Seminário Nacional de Arbitragem – Poom-se |
A definir |
13~14 abr |
SNA – Seminário Nacional de Arbitragem – Kyorugui |
A definir |
23 abr |
Encerramento de Inscrição p/ 1ª ETAPA PAULISTA |
sac.fetesp@gmail.com |
27 abr |
2º Exame de Faixa Preta Coletiva (1º ~2º Dan)
Pesagem oficial para 1ª Etapa Paulista |
Sede da FETESP |
28 abr |
1ª CAMPEONATO PAULISTA 2019 (Coloridos e Pretos)
(Mirim, Infantil, Cadete, Junior, Sub 21, Adulto e Master) |
Jacarei * |
18~19 Mai |
2ª CAMPEONATO PAULISTA 2019 (Coloridos e Pretos)
(Mirim, Infantil, Cadete, Junior, Sub 21, Adulto e Master) |
Capital |
5~7 jul |
49º Festival Brasileiro
(Brazil Games, KKW Demo Team, Duplas e +) |
Clube Pinheiros |