Momento Covid-19, aulas on-line, exame de faixa on-line, protocolos de segurança e higiene para as academias.
No dia 12 de Junho de 2020, teve início a reunião realizada por vídeo conferencia através da plataforma Zoom, live com Mestres e Professores de Taekwondo da FETESP com o objetivo de discutir sobre soluções para a situação atual devido a Pandemia causada pelo COVID 19.
A reunião estava marcada para 16 horas teve seu início oficial as 16h 07 minutos contando com a participação de 26 profissionais incluindo o Grãn Mestre Yeo Jun Kim, anfitrião do encontro.
O Grão Mestre Kim iniciou a reunião dando as boas vindas a todos e abriu a palavra para os participantes relatarem o impacto sofrido por eles pelo isolamento e proibição de abrir clubes, academias e escolas.
A grande maioria dos professores relataram estar se adequando a aulas on-line de forma síncrona (vídeo conferencia ao mesmo tempo) e também gravando vídeos de forma assíncrona.
Segundo o Mestre Leandro, esse tipo de trabalho proporcionou a possibilidade de resgatar antigos alunos que não conseguiam acompanhar o horário das aulas e mesmo pela logística do dia-a-dia.
Outros professores que já estão a algum tempo com esse trabalho comentaram que depois de algum tempo os alunos se sentem um pouco desmotivados pois as lives são limitadas em recursos.
Relatos também de professores com aulas particulares na casa dos alunos no lugar das aulas na academia como solução para o momento
Foi apresentada e discutida também a questão de aulas serem realizadas de forma não formal, e o Mestre Carlos Carvalho discorreu sobre a lei e ele assim como o Gran Mestre Yeo Jun Kim não encorajou os professores a seguir essa conduta para evitar futuras complicações.
Professores que estão tendo sucesso, listaram alguns pontos para que as lives tenham sucesso e tenha boa aceitação dos alunos:
- Utilização das plataformas como Meet, Zoom e Teams.
- Adequação de mensalidades e custos do serviço prestado
- Manter o mesmo horário das aulas regulares
- Desenvolver também aulas temáticas como de alongamento, meditação, trabalho de força etc.
Todos concordaram que as aulas não são tão motivantes como as aulas regulares e com isso precisam se recriar e inventar nossas estratégias para conseguir atrair alunos.
Seguimos então para o segundo item da pauta que se referiu a exames de faixas coloridas realizados de forma síncrona e também de forma assíncrona.
Alguns professores já realizaram os exames, outros estão se preparando, mas no geral todos se apresentaram interessados nessa especificidade, considerando a atual situação e também a importância da troca de faixas para a evolução do aluno no universo do Taekwondo.
A Mestre Ana Paula da Academia Liberdade apresentou o projeto piloto sendo realizados pelo grupo em que ela trabalha e explicou que o projeto teve início com um grande premio de poomse, depois passaram para um grande premio de Bal Tchagui e assim por diante até os alunos criarem confiança nesse processo e não enxergar como um ato comercial.
Disse que o currículo para esse projeto deve ser adaptado e alguns exercícios acabam ficando de fora ou sendo substituídos por outros, mas em geral tem conseguido grande aceitação dos alunos. Ela também apresentou o Banner do evento e encerrou a apresentação desse projeto.
Abriu-se uma discussão sobre o valor do exame ser o mesmo, ou de diminuir o valor e também sobre um certificado virtual. Foi questionado se um certificado de faixa virtual assim como um certificado de um evento de competição teria o mesmo valor e a mesma aceitação dos convencionais.
Ao final do assunto a Mestre Ana Paula também comentou sobre a conecção criada com os alunos e os familiares dos alunos após esse processo considerando que muitos não estão saindo de casa e não estão conversando com outras pessoas.
As 17 horas demos início ao terceiro assunto da pauta que se referiu ao exame de faixas pretas a ser realizado de forma on-line.
O Grãn Mestre Yeo Jun Kim discorreu sobre a reunião que participou com membros da Confederação Brasileira de Taekwondo e todos compreendem que é um momento atípico e que merece um olhar diferenciado para nossa modalidade não ser prejudicada considerando a possibilidade de realizar o exame de faixas pretas de forma on-line.
Coube à São Paulo através do Gran Mestre Yeo jun Kim elaborar e apresentar um currículo adequado que possa valorizar o exame e ainda assim adequar a situação atual.
A FETESP teve a previa autorização da CBTKD para a realização do primeiro exame de faixas a ser realizado de forma on-line e esta marcado para o dia 28/06/2020.
Uma das ideias apresentadas através do chat foi que o aluno deveria para fazer o exame, criar um próprio diagrama, justificando que para isso o praticante precisa tem um bom conhecimento da modalidade. Porém o presidente interviu explanando a importância de se manter o currículo e padrões já existentes, realizando apenas alguns ajustes técnicos por conta da ferramenta a ser utilizada para o exame.
Na sequência Mestre Paulo Akira diretor técnico da Fetesp apresentou aos participantes da reunião o e-book elaborado pela federação sobre os protocolos de segurança e higiene para a reabertura das academias, após a autorização do governo. Explica o Mestre Paulo Akira que o protocolo tem como objetivo orientar as academias filiadas a se organizarem e planejar suas ações para a retomada das aulas presenciais transmitindo assim confiança aos alunos para o retorno.
A reunião teve seu encerramento as 18 horas com a palavra do presidente reforçando a união e trabalhos em conjunto para a superação do momento e agradecendo a todos pela presença.