1. INTRODUÇÃO
A Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) organizou e acompanhou a participação da Delegação Paulista no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2025 realizado nos dias 10 à 14 de Setembro na cidade de Aracaju/SE. O objetivo da participação foi representar o Estado de São Paulo com excelência, promover a integração dos atletas e técnicos, buscar resultados expressivos na modalidade de Kyorugui na tentativa de oferecer o melhor ambiente para Ateltas da Seleção.
2. COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO
A Delegação Paulista foi composta por:
- 206 Atletas:
- 27 Comissão Técnica (Head Coaches, Técnicos, Coordenadores e Delegados)
3. RESULTADOS ESPORTIVOS
Durante o campeonato, os atletas da Seleção Paulista conquistaram resultados expressivos, consolidando o Estado como referência no Taekwondo nacional.
- Medalhas de Ouro: 18 (Pretas) e 11 (Coloridas)
- Medalhas de Prata: 16 (Pretas) e 06 (Coloridas)
- Medalhas de Bronze: 26 (pretas) e 13 (Coloridas)
- Destaque para:
RAFAELA ARRUDA – Melhor atleta sub21;
ALISSON BARROS- Melhor Atleta Juvenil;
CELYDINE CRISTINA – 4º titulo Brasileiro;
FLAVIO MARQUES – 5º Titulo Brasileiro
ELIS VASCONCELOS – 7º Titulo Brasileiro e
LARISSA CARDOSO – 6º titulo Brasileiro
4. ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
- Hospedagem e logística: A selecao contou com suporte para hospedagem e em Aracaju.
- Estrutura de competição: O evento foi realizado em ambiente adequado, com equipamentos oficiais e arbitragem homologada.
- Porém apesar de todos os esforços a organização do evento deixou a desejar, quando uma pane no sistema eletrônico impossibilitou a utilização de 5~6 áreas de luta, acarretando no atraso das lutas da categoria cadete faixa preta e cancelamento das lutas da categoria cadete colorida logo no primeiro dia de competição.
- O atraso gerou um efeito bola de neve em todos os dias de competição com o evento finalizando entre 1h e 2h da manhã.
- A organiação do evento tentou amenizar a situação colocando mais 2 areas de competição totalizando 10 áreas.
- Integração: O campeonato possibilitou forte entrosamento entre os atletas, técnicos e Demonstrando o espírito de equipe e resiliência dos atletas e comissão técnica.
5. AVALIAÇÃO GERAL
A participação da Delegação Paulista no Super Campeonato Brasileiro 2025 foi considerada altamente positiva, tanto pelos resultados esportivos quanto pelo espírito de união e disciplina demonstrados por todos os envolvidos (ateltas-tecnicos-delegados). O desempenho reforça a importância do trabalho contínuo de preparação, treinamento e apoio da FETESP aos atletas.
6. CONCLUSÃO
A FETESP parabeniza todos os atletas, técnicos e colaboradores pela dedicação e empenho que resultaram em mais uma participação de destaque para o Estado de São Paulo no cenário nacional. A Delegação Paulista segue firme em sua missão de manter-se como referência no Taekwondo brasileiro, buscando sempre excelência esportiva e formação cidadã.
Congratulações Especiais da FETESP aos técnicos em se dedicarem em prol dos atletas, ficando até altas horas no ginásio, sendo eles: GMs. Donizetti Reinaldo da Silva, Ms. Alex Marques Vinicius, Prof. Vitor Santos Cardoso, Ms. Carlos Augusto Negrão; Ms. Maria Alice Apolloni Ignácio, Prof. Alexandre José da Silva, Prof. Ivanaldo Alves de Lima, Ms. Lívia Roberta Da Silva Velloso, Prof. Marcia Maria Ramalho e Ms. Rafael Brasil Soares de Souza.
Mestre PAULO AKIRA
Diretor-Tecnico e Relator
RELATO DIÁRIA DOS COORDENADORES
Prof. VITOR CARDOSO
Primeiramente gostaria de agradecer a confiança em mim, GMs Kim e todos os delegados sempre me trataram com cordialidade e respeito, me dando confiança e mostrando direcionamento.
No primeiro dia, tivemos apenas pesagem e entrega das camisetas, fora o recolhimento dos termos dos menores de idade que a Prof. Marcia ficou responsável. Na pesagem ocorreu tudo bem, alguns técnicos conseguiram organizar os cadetes de São Paulo e não tivemos nenhum problema e após a entrega das senhas ocorreu muito rápido a pesagem.
No segundo dia, já tivemos início as competições, onde os técnicos que estavam presentes foram separados por quadra para melhorar a organização, porém deixamos aberto caso eles optassem por entrar em quadra com seus atletas, tivemos uma boa resposta dos técnicos e atletas. Essa organização fez com que tivemos melhor rendimento. Sobre a competição, tivemos um problema técnico e com isso atrasou as lutas fazendo com que elas continuassem nos dias seguintes. Fui o último representante de São Paulo a sair do Ginásio, as 22: 30h.
No terceiro dia, chegamos cedo para organizar a escala de técnicos e também as lutas acumuladas, no período da manhã rolou tudo tranquilo e sem problemas, alguns técnicos vieram até mim para elogiar e falar da organização da seleção e que os programas tem seguidos por um bom caminho, mas alguns mostraram pequenas insatisfação por alguns técnicos chegarem em Aracaju e não irem no ginásio ajudar e também sua preferência por algumas categorias, enquanto outros técnicos chegaram do aeroporto e foram para o ginásio.
No quarto dia, já com 2 quadras extras a competição fluiu melhor e o sistema mesmo falhando o campeonato aconteceu, apesar do cansado tivemos o maior número de técnicos no ginásio e com isso distribuirmos melhor os trabalhos. Nesse dia, cheguei mais tarde por volta das 7:50h por ter ficado até o final os outros dias. Alguns técnicos que estavam com seus atletas trabalharam mais, mas outros que não estavam não deixaram de ajudar e mostrar trabalho em equipe. Mostrando que a escala foi uma escolha acertada.
No quinto e último dia, muitos técnicos pediram folga ou foram embora, mas os técnicos que ficaram continuaram trabalhando e mostrando que estavam empenhados e com isso demonstraram o real trabalho em equipe.
Durante toda a competição alguns técnicos vieram relatar algumas questões que colocarei a baixo, onde eles se sentiram confortáveis e confiança em mim parar falar, lembrando sempre que a ideia deles é melhor desempenho e levar o nome da FETESP e de São Paulo para frente.
Alguns relatos foram sobre alguns técnicos claramente (segundo eles) escolherem dias específicos para atuar, e com isso não pareceram ao ginásio ou sumiam das quadras. Eles citaram alguns nomes, mas não de forma a prejudicar e sim conseguir trazer as pessoas para perto. Ms. Fukuda, Ms. Negrão, Prof. Marcia, Prof. Rafaela, Ms Davanço e Prof. Tiago. Outros foram bem citados e elogiados pela postura, Ms Maria Alice, Prof. Ivanaldo, Ms. Lívia, Prof Olímpio e Ms. Fabian.
Analisando a parte técnica eu vejo também que seria interessante um programa de padronização ou direcionamento, pois vejo alguns técnicos ainda no início e podem ser melhores orientados visando seu crescimento, assim como a preparação dos atletas se faz necessária, dos técnicos também.
Não citei os relatos sobre os delegados, porém para mim diretamente não foi feito críticas negativas, apenas elogios pelo trabalho, abordagem e organização. Todos foram citados de formas positivas, acredito que com isso podemos concluir que esse novo método de organização foi um sucesso.
Ms. TALITA RODRIGUES
Dia 1: Cheguei no ginásio por volta das 13hs onde tivemos uma reunião com o Presidente e alguns membros da comissão técnica. Foram retiradas as camisetas dos técnicos e dos atletas e nos passaram algumas Diretrizes de como seriam os próximos dias. Nesse dia, era a pesagem dos cadetes, a área onde eles aguardavam era bem grande, porém um pouco bagunçado, mas como as senhas já tinham sido retiradas antes logo começou a pesagem e andou bem rápido. Os atletas de São Paulo estavam bem assistidos e tudo ocorreu bem. Nesse dia não teve luta, apenas pesagem.
Dia 2: Nesse dia, cheguei cedo no ginásio, tinham 8 áreas de luta e tinha tudo para ser um sucesso, porém por um erro de sistema as quadras não funcionaram e as lutas começaram a atrasar. Os atletas de São Paulo que iam lutar ficaram até o período da tarde esperando as lutas, porém depois nos passaram que os Cadetes coloridas que iam lutar nesse dia foram passados para o próximo dia. Muitos pais ficaram bravos, alguns atletas tinham voos marcados para o outro dia e foi bem caótico. Os técnicos de São Paulo ficaram a disposição durante todo o dia e o Mestre Alex procurou verificar com todos os atletas e resolver todos os casos. Nesse dia, lutou as cadetes pretas e algumas categorias de pretas também foram passados para o próximo dia. Nesse dia, fui dispensada por volta das 18:30h para chegar as 06:30h no dia seguinte.
Dia 3: Cheguei no ginásio às 06:30 para a luta dos cadetes coloridas e cadetes pretas que não tinham terminado no dia anterior. As quadras foram arrumadas, as lutas começaram por volta das 08hs e não tivemos nenhum problema, porém como tinha muita luta o horário da programação não foi seguido. As juvenis coloridas que eram para lutar nesse dia passaram para o próximo dia e depois de dispensados algumas categorias foram chamadas para lutar, onde os atletas já tinham ido embora e estavam no hotel mas tiveram que retornar para o ginásio e lutar. Na parte da tarde e noite, lutaram os juvenis pretas e o Campeonato se estendeu até 01h da manhã, atletas que chegaram no ginásio as 14hs foram fazer a primeira luta quase meia noite, um desrespeito com o atleta. Nesse dia fiquei das 06:30h ás 00:40 no ginásio.
Dia 05: Estava no ginásio por volta das 07h, a organização abriu mais 2 quadras para poder atender a demanda do domingo e não ultrapassar o horário. Logo que chegamos reunimos os atletas infantil de São Paulo e já começaram a chamar para as lutas. O dia foi tranquilo seguindo a programação e acabando dentro do horário. Como meu voo era no mesmo dia, fiquei até o horário do almoço e fui embora para pegar o voo.
Em geral achei a Delegação de São Paulo com um nível muito bom, os técnicos bem entrosados, todos trabalhando em prol do Taekwondo e muito bem coordenados pelos dirigentes. Alguns técnicos não apareceram nos primeiros dias dando prioridade apenas para as categorias adulto e sub21 pretas. Achei as divisões das quadras eficientes pois os atletas que estavam sem técnicos já tiveram o fixo da quadra, porém com flexibilidade. Em geral, fiquei bem feliz com os resultados que foram apresentados, acredito que a Federação incentivou mais os atletas de São Paulo e eu particularmente quando cheguei no Campeonato já estava entrosada com os atletas que foram nos treinos aos sábados, tendo assim um rendimento melhor nas lutas. Acredito que o trabalho está sendo bem feito, os resultados foram alcançados, a Delegação de São Paulo teve resultados expressivos e não tivemos nenhum problema maior em nenhuma esfera.
Ms. FELIPE ALBUQUERQUE
Agradeço a FETESP pela oportunidade de mais uma vez fazer parte da Seleção Paulista em eventos nacionais e ver que estamos cada vez mais alinhados no mesmo propósito. A FETESP acertou em abrir e ampliar sua comissão técnica, trouxe maior cobertura e melhor atendimento aos atletas.
Os delegados e Head Coach foram de excelente ajuda, para direcionar os coordenadores, atender as demandas de entregas de camisas, os coordenadores auxiliaram na distribuição dinâmica dos técnicos.
11 de setembro de 2025 (Quinta)
Campeão Brasileiro cadete preta, juvenil preta.
Evento teve grave falha de sistema com isso não aconteceram todas as lutas desse dia, os técnicos ficaram basicamente sem atuar na sua maioria, mas como a CBTKD demorou a se pronunciar todos permaneceram no evento.
12 de setembro de 2025 (Sexta) – cadete preta, juvenil colorida, juvenil faixa preta.
Cronograma cheio, os técnicos atuaram bastante com cordialidade e companheirismo, porém os técnicos ficaram sem horário de refeição e houve uma liberação dos técnicos de forma acertada após de ás 20hs, o evento sofreu grave atraso e levou as lutas até a madrugada.
13 de setembro de 2025 (Sábado) – juvenil colorida, adulto colorida e preta, Master colorida e preta
Cronograma cheio, os técnicos atuaram bastante com cordialidade e companheirismo, porém os técnicos ficaram sem horário de refeição e pode haver uma escala de período para não sobrecarregar principalmente quem vai ficar mais dias atuando.
14 de setembro de 2025 (Domingo) – Infantil e Sub 21
Sem problemas e cronograma menos cheio. Houve técnicos que tinham passagem marcadas, mas mesmo assim pelo tamanho da comissão tudo deu certo.
SUGESTÕES: Para os atletas, maior aumento de rendimento dos atletas a FETESP pode oferecer palestras sobre nutrição, psicologia esportiva e preparação física para seus filiadas e familiares em paralelo nos eventos estaduais.
Para os treinadores a FETESP pode promover comparações de técnicos que trabalham mais controle de perna e flexibilidade e técnicos que trabalham mais força e movimentação para abrir a forma de trabalho dos treinadores.
Para técnicos passar visão de análise de idade e categoria para diferenciar os tratos de recepção, área de aquecimento e quadra. Nós eventos os técnicos e comissão técnica precisam receber um auxílio alimentação que pode ser uma parceria com a CBTKD e reservar a mesma refeição dos Árbitros para os técnicos e dirigentes.
Sem mais, fico a disposição para esclarecimentos e sugestões.
Grato pela atenção e oportunidade Mestre Felipe Albuquerque.
Ms. VITOR SOUZA
Conforme foi avisado anteriormente quando fui convocado para ser um dos coordenadores, fato este que eu não esperava, as passagens minhas e da minha equipe dos meus atletas, já haviam sido compradas, sendo assim eu só poderia ficar e colaborar com a seleção paulista da Fetesp, durante dois dias de evento, a sexta-feira e o sábado sendo estes 12 e 13 de setembro respectivamente.
Na sexta-feira dia 12 de setembro quando cheguei logo pela manhã ao ginásio os outros técnicos diretores da Fetesp haviam comunicado que no dia anterior na (quinta feira dia 11) haviam acontecido diversos problemas no sistema da CBTKD, sendo assim muitas quadras ficaram paradas por muitas horas, sendo assim, a organização precisou deixar muitas lutas de diversas categorias para o dia seguinte. Dessa forma, o evento de sexta estava obviamente atrasado e fizeram de tudo para que a organização conseguisse agilizar e colocar todas as categorias de acordo com o planejado. Em relação aos técnicos e atletas da Fetesp, o clima estava ótimo, na minha visão os técnicos e treinadores emanavam atitudes positivas, amizade e companheirismo, buscando sempre ajudar os outros colegas se colocando à disposição diversas vezes para quaisquer mudanças ou problemas.
Na sexta-feira o evento acabou muito tarde novamente e assim foram todos os dias e algumas categorias que deveriam ser realizadas, foram mais uma vez postergadas para o dia seguinte, sábado. Sábado, segundo dia de evento em que eu estive presente, como dito anteriormente, muitas categorias atrasadas do dia anterior então muitos atletas não tinham a certeza se realmente lutariam neste dia.
Foram acrescidas duas quadras, ao invés de oito quadras, o evento passou a ter 10 quadras neste dia. Em boa parte do dia, o evento teve as 10 quadras funcionando, com poucos momentos de problemas e pausas. As atitudes dos técnicos e dos atletas continuavam positivas perante o grupo da seleção também nesse dia, ajudando uns aos outros, cobrindo folgas de almoço e banheiro, sempre buscando o máximo respeito e os melhores resultados para os atletas de São Paulo.
Mais uma vez, gostaria de ressaltar o grande ponto positivo desse ano, que ao meu ver foi a abertura para diversos técnicos, pois dessa forma os atletas têm o seu técnico presente, aumentando a segurança do atleta, a tranquilidade e a performance, pois tem ao seu lado o profissional que realmente o conhece e o treina diariamente. Para os técnicos os dias se tornam menos desgastantes, podendo se alimentar melhor, desgastar menos a voz durante a as lutas, descansar mais e estar em plenas condições de trabalho quando necessário, sendo assim mais saudável e produtivo.
Agradeço mais uma vez a Fetesp, aos diretores Grãos Mestres e Mestres, principalmente ao Presidente Grão Mestre Kim, pela confiança no trabalho
Um grande abraço me coloco à disposição para quaisquer dúvidas.
PRÓXIMOS EVENTOS DA FETESP
Poderá sofrer possíveis alterações:
DATAS | EVENTOS | LOCAIS |
04~05 out | 5º Circuito de Copa São Paulo – Taça Santo Andre | Santo André |
6º Circuito de Copa São Paulo – Taça FETESP
Copa Paulistana de Faixas Coloridas (Sub 11 e Sub14) Copa Paulistana de Faixas Pretas (Junior e Adulto) |
||
25~26 out | CERET-Capital | |
19~23 nov | Copa do Brasil | Canoas- RS (CBTKD) |
29 e 20 Nov | Exame de Faixa Preta Regionais (1º~2º dan) *solicitar antes de 60 dias | * A definir |
05/dez | Exame de Faixa Preta Regional (1º ~ 2º dan) | V. Gde do Sul |
06/dez | Exame de Faixa Preta Regional (1º ~ 2º dan) | Botucatu |
07/dez | Exame de Faixa Preta Regional (1º ~ 2º dan) | Marilia |
Dez | JAI 2025 – SEE | Ribeirão Preto |
13/dez | Grande Exame de Faixa Preta Coletiva (1º ~ 8º dan) | Capital |
14º Grande Prêmio da FETESP 2025 (20º Noite de Gala dos Taekwondistas) | ||
14/dez | Exame de Faixa Preta Regionais (1º~2º dan) * | * A definir |
20/dez | Recesso do Ano – Feliz NATAL – Virada do Ano | Boas Festas |