Relatório do departamento de arbitragem da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo – FETESP para o Campeonato Paulista, 2ª etapa Campinas.
Segunda etapa do circuito 2025 do Campeonato Paulista, desta vez com sede em Campinas. Os trabalhos “in loco” iniciaram no sábado após o almoço com a montagem de toda a estrutura física do evento. Equipe de montagem, árbitros e diretoria empenhados em preparar o palco para mais um grandioso evento. Tudo dentro do previsto com exceção ao fato da local sede por infortúnio não disponibilizar o tatame para a quadra de Poom-se, a organização, com a ciência e concordância dos técnicos presentes, trouxe como solução a adaptação da estrutura das quadras para que com os pisos existentes conseguirmos montar as quatro quadras previstas. No mais, tudo pronto para o evento de Domingo.
As 06h30 da manhã a equipe de trabalho e arbitragem chegou ao ginásio e iniciou os preparativos finais. Oito horas em ponto as quadras foram abertas e iniciaram as disputas de Poom-se e Kyorugui.
Sem nenhuma intercorrência a ser destacada, os trabalhos seguiram num ritmo muito bom e com qualidade.
Ao término do Poom-se era previsto a abertura da 4ª quadra de Kyorugui, mas por problemas técnicos de força maior não foi possível esta ação. Com uma estratégia bem elaborada, a diretoria organizou as quadras e métodos de chamada de forma que conseguimos entregar o evento sem perder a qualidade e agilidade habitual.
Um cartão amarelo foi aplicado devido ao atleta arremessar o capacete no solo após o término de sua disputa. O relatório do árbitro envolvido foi entregue a comissão presente que. O técnico, devido ao atleta ser menor de idade, tendo reconhecido a falha, pediu desculpas formais de forma pública, através do sistema de som do ginásio. Os possíveis danos materiais foram solicitados e estão em processo.
Observações foram feitas pelos líderes de quadra no que se refere a atuação e apresentação de cada equipe (quadra), o qual servirá de instrumento de educação e aprimoramento da equipe como um todo.
Estamos trabalhando na melhoria, dedicando buscar dos conhecimentos nas competências, entendimento das obrigações dos processos, necessidades nos materiais, e principalmente trabalho em equipe e união.
Às 18h25 foi dado como encerrada a etapa Campinas.
Sem mais para o momento, em nome de todos envolvidos no departamento de arbitragem, agradeço a oportunidade de participar de mais um maravilhoso evento proporcionado pela melhor e maior federação do Brasil.
Mestre TIAGO RODRIGUES
Relator e Dept de arbitragem