RELATÓRIO – 2ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA 2026 – BASTOS


 

 

Realização:      Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo – FETESP

Evento:            2ª Etapa do Campeonato Paulista

Data:               21 e 22 de março de 2026

Local:               Associação de Judô de Bastos – Bastos/SP

Organizadores: Ms. Marcos Sattile e Equipe de Sattile team

Apoio:              Prefeitura e Secretaria de Esporte d Bastos, Seda BRATAC, Granja Nakashima e MKL

 

  1. Introdução

O presente relatório tem como objetivo registrar a realização da 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo, promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) realizada no município de Bastos/SP.

O evento deu continuidade ao calendário oficial da modalidade no estado, reunindo atletas, equipes, técnicos e dirigentes, consolidando o crescimento do Taekwondo paulista e fortalecendo a integração entre as regiões participantes.

A organização local ficou sob responsabilidade da equipe Satille de Taekwondo, liderada pelo Mestre Marcos Satille, que desempenhou papel fundamental para o sucesso da competição.

 

  1. Dados Gerais do Evento

A competição contou com expressiva participação de atletas e equipes filiadas, conforme dados abaixo:

* 226 atletas participantes

* 48 lutas realizadas

* 36 apresentações de Poomse

Os números refletem o alto nível de adesão à competição no interior da região Noroeste do Estado, reforçando a importância do campeonato no cenário estadual.

 

  1. Estrutura do Local

O evento foi realizado na Associação de Judô de Bastos, que apresentou estrutura adequada para a realização da competição.

O espaço proporcionou boas condições para montagem das áreas de luta, circulação do público e acomodação das equipes, contribuindo para o bom andamento das disputas.
Os Banheiros limpos e espaço ampla para estacionar

 

  1. Área de Aquecimento

A área de aquecimento foi organizada de forma funcional, permitindo que os atletas realizassem sua preparação com segurança e antecedência adequada antes das lutas.

 

  1. Hospedagem e Alimentação da Arbitragem

 

A organização disponibilizou hospedagem de excelente qualidade para a equipe de arbitragem, garantindo conforto e boas condições de descanso.

Além disso, foram oferecidos alojamentos para os participantes, com estrutura adequada, incluindo chuveiros em ótimas condições, atendendo de forma satisfatória às necessidades das equipes.

 

A alimentação foi disponibilizada durante todo o período do evento, atendendo árbitros, staff, atletas e público presente.

 

  1. Organização Geral do Evento

A 2ª Etapa do Campeonato Paulista ocorreu de forma organizada e eficiente, seguindo o cronograma estabelecido.

A condução das lutas ocorreu de maneira contínua, sem interrupções significativas, garantindo fluidez à competição e cumprimento dos horários programados.

O trabalho da equipe organizadora, em conjunto com a federação, foi determinante para o sucesso do evento.

 

  1. Abertura e Presença de Autoridades

O evento contou com a presença de importantes autoridades municipais e representantes locais as 09:00 horas:

* Prefeito do Município de Bastos – KLEBER LOPES ENFERMEIRO (PL), representado pelo Vice-Prefeito Wagner Mizohata.

* Secretário de Esporte, Lazer e Juventude – WESLEY TENÓRIO PIRES SANTANA.

* Vereador – TININHO (PSD)

* Vereador – MARCOS (REP)

* Diretor de Esporte – Geraldo.

* CEO da Seda Bratac – Sra. RENATA AMANO, representado Sra. Tamires Tomas.

* Presidente da Associação de Judô de Bastos – ERNESTO OSAWA

A presença das autoridades reforça o apoio institucional ao esporte e à realização de eventos oficiais no município.

 

  1. HTTSP 2026 – Interior
    A Federação, em atenção às dificuldades geográficas e demais fatores que impactam o acesso dos profissionais do interior, promoveu o HTTSP 2026 em formato híbrido, contemplando etapa online e etapa presencial.

    A etapa presencial foi realizada em 21 de março, sendo direcionada a treinadores e técnicos do interior. O corpo de palestrantes foi composto pelo Dr. Luis Loureiro (Diretor Médico), Ms. Alex Marques (Diretor Administrativo) e Ms. Tiago Rodrigues (Diretor de Arbitragem).

    A ação contou com a participação de 11 profissionais, contribuindo para o alcance de mais de 250 técnicos capacitados pela FETESP no exercício de 2026.

     

    9. Treinão de Poomse
    Com vistas ao fortalecimento dos valores marciais, à manutenção da hierarquia disciplinar e ao aprimoramento técnico de instrutores e atletas do interior, a FETESP realizou mais uma edição do Treinão de Poomsae, sob a condução do Mestre Jonas Alves.

    A Federação dará continuidade à estratégia de interiorização e integração, com a realização de novos Treinões de Poomsae nas vésperas da 3ª, 4ª e 5ª etapas do Campeonato Paulista, direcionados a atletas e instrutores devidamente filiados.

 

  1. Considerações Finais

A 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo atingiu seus objetivos, proporcionando disputas de bom nível técnico e fortalecendo o calendário esportivo da modalidade no Estado de São Paulo.

A estrutura oferecida, a qualidade da organização e o apoio das autoridades locais foram fundamentais para o sucesso do evento.

A Federação agradece à Equipe Satille Team de Taekwondo, à Associação de Judô de Bastos, à Prefeitura Municipal de Bastos e a todos os envolvidos na realização da competição.

Reforçamos o convite para a participação na 3ª Etapa do Campeonato Paulista, que será realizada no município de Franca/SP, dando continuidade ao calendário esportivo da modalidade.

Recomendamos antecipação das Inscrições, o último dia (03/04) será Feriado.

 

 

Mestre Alex Marques

Diretor Administrativo FETESP

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS DA FETESP (Previsão)

Poderá sofrer possíveis alterações

DATA EVENTO LOCAL
11 ~ 12 abr CEIME Extraordinária 2026 – Interior (09:00~16:00)
  3º Etapa Regional de Campeonato Paulista
Franca
25 ~ 26 abr 4º Etapa Regional de Campeonato Paulista Salto
16 ~ 17 mai 5º Etapa Regional de Campeonato Paulista São Sebastião
30 ~ 31 mai Exame de Faixa Preta – Grand Slam São Paulo Col. Salesiano